Nossa sociedade é cercada por crianças. Sempre ouvimos afirmações do tipo “crianças são o futuro da nação”, por isso a sociedade em que vivemos garante para as crianças o direito à uma vida digna, buscando cuidar e preservar o ambiente, e os espaços de convivência.
Além dos direitos legais, todas as crianças devem ser cuidadas pela comunidade que a cerca e receber amor e afeto, pois, quem se sente amado se sente também capaz. Por isso, se entendemos que as crianças são o futuro do lugar onde vivemos, é necessário estar sempre atento às possibilidades de mudanças de coisas que podem contribuir para a melhoria de um mundo mais justo e bonito de se viver.
Para isso pensamos, será que na sociedade atual, todas as crianças têm os mesmos direitos e os mesmos acessos? Vão para escola, tem uma boa alimentação, cuidado e afeto necessários para se desenvolverem?
Compreender todos esses processos e reconhecer na criança a capacidade, sabedoria e aula de civilidade para ensinar o que parece termos esquecido de aprender, é importante para validar a ideia de que é nos pequeninos que se esconde a grande mágica de justiça e possibilidades para o mundo em que vivemos.
Os exemplos que vemos diariamente a partir de uma criança nas pequenas e grandes atitudes são realmente inspiradores. Você já se deparou com um serzinho de luz dizendo a algum adulto que não se deve jogar lixo no chão, pois, isso contribui para as enchentes? Esse simples ato pode influenciar nos adultos o processo de reflexão para melhorar o sistema em que vivemos.
A valorização das crianças também acontece quando valorizamos as pessoas que fazem parte do processo de formação dos mesmos, sejam dos familiares ou educadores, as crianças são seres que aprendem através das referências e exemplos, através de cuidado e atenção capaz de gerar nelas senso crítico para se tornarem adultos capazes de pensar e ter suas próprias opiniões, passando a ser capazes de influenciar e gerar boas ações benéficas para a sociedade. Isso porque as pessoas se formam preocupadas com o que sua consciência pode influenciar nos problemas que enfrentamos na sociedade atualmente.
Acreditar que as crianças são a fé que a humanidade precisa para projetarmos uma mudança efetiva nos faz também criar esperança e buscarmos sermos melhores enquanto indivíduos, pois, se as crianças são o futuro que nos aguarda, nós somos o presente que as cria e ensina sobre as possibilidades do caminho, mostrando que nas mais diversas áreas elas podem atuar. Nossas crianças podem ser médicas, engenheiras, cozinheiras, mas principalmente ser capaz de ser tão humanas que irão refletir no mundo o amor e empatia acumulado ao longo de suas vidas.
Se acreditamos que as crianças são o futuro, a importância de cuidar bem delas é extrema e urgente, cuidar bem de nossas crianças significa passar a sermos atenciosos e cuidadosos com os detalhes da rotina, com a gentileza que geramos, com o bem que causamos, com as boas ações que somos capazes de influenciar para gerar ações ainda melhores. Quando passamos a ser pessoas melhores, tudo à nossa volta é tocado e beneficiado.
As crianças precisam de cuidado e respeito. Elas precisam, além de ser, acreditar que são o futuro, e para isso, é necessário torná-las pessoas boas, através da educação, afeto e preservação, pois, se tornar alguém com coração e capacidade imensa é um aprendizado constante que conforme os trilhos vão se moldando vão gerando movimentos que movem também outras pessoas, outras crianças fazendo do mundo casa de bons exemplos com o objetivo de tornar um lugar em que seja confortável para todos viver.