O que são instituições de caridade ou filantrópicas?
Se começarmos a entender esse conceito definindo a palavra filantropia já fica bem mais fácil, filantropia significa amor a humanidade, pensando nessa definição podemos ter uma breve ideia do que essas instituições buscam.
Podemos definir essas instituições como aquelas que tem como seu único objetivo ajudar a população, e não possuem fins lucrativos. Prestam serviços para várias áreas como, escolas, hospitais, e outros serviços a favor da sociedade. Por não serem instituições privadas estão sempre em busca de toda ajuda, tanto financeira quanto de prestação de serviços que possam receber.
Elas fazem toda diferença, pois ajudam a diminuir a desigualdade social e garantem condições dignas para toda a população, ao mesmo tempo que geram empregos para milhares de pessoas. Hoje em dia do Brasil, segundo o IBGE, já temos mais de 235 mil.
Terceiro Setor
Fazem parte do Terceiro Setor todas aquelas instituições privadas, não governamentais e sem fins lucrativos que tem como objetivo principal atuar voluntariamente ajudando a sociedade, fazendo a diferença na vida das pessoas. Podemos citar como exemplo: ONGs, entidades beneficentes, instituições religiosas, instituições filantrópicas, centros sociais, entre outros…
Ao longo do tempo, foram aparecendo diversas instituições e esse setor foi evoluindo cada vez mais, hoje possui uma grande importância no cenário nacional e internacional. O Terceiro Setor possibilita uma maior igualdade e melhores condições de vida para as pessoas com menos condições na sociedade civil.
Fatos curiosos sobre instituições sem fins lucrativos
- 80% dos cidadãos concordam que as organizações não governamentais (ONGs) facilitam o envolvimento em mudanças sociais positivas.
- Em 2015, havia 136.453 organizações não governamentais na África do Sul e, em média, 68 novas ONGs são registradas todos os dias.
- 84% dos canadenses doam para instituições não governamentais, uma média individual de 446 dólares por ano.
- O termo “organização não-governamental” foi criado no Artigo 71 da Carta recém-formada da ONU em 1945.
- A maioria dos funcionários assalariados de ONGs no Brasil são mulheres (62%), mas elas ganham apenas 75% dos salários pagos aos funcionários homens.
- Aproximadamente uma em cada três (31.5%) pessoas em todo o mundo doou a uma instituição de caridade em 2015 e uma em cada quatro (24%) se voluntariam.
Você pode encontrar mais curiosidades clicando aqui.
Como ajudar instituições de caridade
- Divulgação
Divulgação é uma ótima forma de ajudar, ainda mais atualmente que as redes sociais possuem tanta influência. Diversas instituições já possuem seus perfis nas redes, inclusive promovem diversas campanhas. Para ajudar dessa forma basta ficar de olho nessas instituições e compartilhar sempre que possível.
- Voluntario
Ser voluntario é outra forma de ajudar, mesmo quando você não pode doar uma quantia. Escolha uma instituição que combine com o seu perfil e com o que você gosta de fazer. Muitas instituições buscam por professores, cozinheiros, médicos, entre outros profissionais. Oportunidade não irá faltar para você encontrar uma vaga de voluntário.
- Doações
Quando falamos em doações não queremos dizer apenas em relação ao dinheiro, qualquer tipo de doação é bem-vinda e pode ter certeza de que irá ajudar muito.
Separe roupas usadas na sua casa, doe cestas básicas, brinquedos, ou seja, o que estiver ao seu alcance para doar.
Nós da Start Sonhos temos esse compromisso também, pensando nisso uma parte da venda dos nossos e-books exclusivos é destina para ajudar instituições de caridade. Entre no nosso site, confira nossos e-books e faça parte dessa corrente do bem.