Você já parou para pensar no que vale mais? Família? Trabalho? Como fazer essas escolhas? Como entender qual a melhor forma de avaliar as prioridades da nossa vida?
É natural que com a velocidade do mundo e a rotina ficando cada vez mais rápida e exigindo agilidade da nossa parte, que a gente acaba ligando um botãozinho automático e mesmo sem perceber a gente acaba realizando atividades que vão aparecendo toda hora, todo dia, a todo instante com o objetivo simples: cumprir todas as metas para poder no fim, talvez, ter um período de descanso e recompensa por tudo que foi realizado.
Mas, pensando bem essa forma de organizar nosso tempo e afazeres diários acaba mais nos trazendo cansaço e sobrecarga do que de fato auxílio na organização para não deixarmos nossas metas desorganizadas.
Por isso é de extrema importância estabelecermos quais são nossas prioridades, sejam elas de trabalho ou em nossa vida pessoal e para isso existem muitas formas de podermos enxergá-las, seja com ajuda profissional ou simplesmente parando um tempo para nos olharmos com mais atenção e saber qual de fato são as coisas que precisamos nos dedicar em determinados momentos.
Então, o que é de fato prioridade em nossa vida?
Primeiro, para que possamos entender e definir essas prioridades, é preciso pensar sobre nossos objetivos, isso por que, é a partir desse momento de reflexão que podemos nos concentrar em não desperdiçar nosso tempo com afazeres que talvez não tenham grande relevância, ou pelo menos não naquele momento.
É importante entender que delimitar nossas prioridades e valorizar nosso tempo são coisas que não estão separadas. Prioridade quer dizer que algo ou alguém deve ser colocado antes, assim, devemos entender que algo ou alguém teve que estar situado em um primeiro tempo, nos dando a entender e demonstrar que essa coisa que foi colocada como prioridade tem uma importância e um simbolismo grande em nossa vida, fazendo com que outras tarefas possam ser executadas em outro tempo, outra hora, outra situação ou simplesmente não ser executada.
Estabelecer prioridade é um processo de reflexão e auto conhecimento, isso por que somente conhecendo nossos limites e sentimentos somos capazes de trazer um objetivo certeiro e direito… Você já se perguntou coisas do tipo: Será que o que eu decidi fazer hoje como tarefa está me fazendo chegar um pouco mais próximo de atingir minha meta? Quais são os benefícios que delimitar isso como prioridade pode ocasionar em minha vida? Vou adiar ou não vou adiar? Se esperar só mais um dia, mais uma hora, mais um minuto… ou então: E se eu deixar isso de lado e não fazer? Será que esse compromisso que eu assumi como prioridade não poderia ser feito por outras pessoas? Será que eu tenho como prioridade em minha vida as pessoas e as coisas que realmente tem valor para mim?
Obviamente que não é um processo simples de se passar, afinal, entender as coisas que são importantes para você seja na sua vida pessoal ou profissional nos faz resgatar sentimentos, ou até mesmo admiti-los, nos permitindo descobrir que somos seres gigantes que tem grandes sonhos. Mas quando finalmente você estabelecer suas prioridades, saberá que elas estão valorizando mais do que um objetivo, sua essência como ser humano também fica em evidência. E por fim, após descobrir suas prioridades, lembrar de colocar na sua agenda aquela visita importante, a frequência com que consegue se dedicar a si próprio, lhe dar um presente, priorizar tempo de estudo por que deseja aquela vaga que vai abrir daqui a um tempo, juntar dinheiro para aquela viagem dos sonhos, você vai entender que o que temos de mais valioso na vida é o tempo por isso que priorizar o que importa nos ajuda a viver melhor.